quarta-feira, 6 de maio de 2015

BRICS, БРИКС∕Putin considera ser inadmissível e cínica tergiversação da história

Pátria Latina http://www.patrialatina.com.br (Brasil)


Moscou, (Prensa Latina) --- O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira (05) de inadmissíveis e cínicas as tentativas de tergiversação da história em proveito de interesses políticos conjunturais e advertiu sobre os perigos de glorificar o nazismo na atualidade.

Numa mensagem aos participantes da conferência internacional consagrada ao papel da União Soviética e China na vitória sobre o fascismo e o militarismo, Putin advertiu que constitui um perigo a reabilitação dos nazistas e de seus colaboradores durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Para nós são francamente inaceitáveis as tentativas
cínicas de falsificar a história em proveito de interesses políticos conjunturais, sublinhou o mandatário russo, ao advertir a linha seguida que tais ações "não são apenas imorais como perigosas ao extremo".

Tais ações -reforçou o chefe de Estado- arrastam o mundo a novos conflitos, a crueldade e a violência.

Na carta lida aos participantes pelo vice-chanceler Igor Morgulov, Putin expressou segurança em que a conferência coadjuvará à constatação da visão fidedigna e exata sobre os acontecimentos da guerra, que foi declarada ao mundo pela Alemanha nazista e o Japão militarista de então.

O mandatário reforçou que a discussão acadêmica ajudará a perpetuar as façanhas heroicas de nossos pais e avôs e será uma contribuição significativa à educação das jovens gerações no espírito do patriotismo, humanismo e amizade entre os povos.

Durante a cerimônia de tributo aos caídos na Grande Guerra Pátria pelos ministérios de Assuntos Exteriores e Comércio Exterior, respectivamente, o chanceler Serguei Lavrov assegurou que a Rússia responderá as tentativas de igualar os vencedores e vencidos, tendência notória entre alguns governos ocidentais com o fim de minimizar o papel decisivo da União Soviética na libertação da Europa e na derrota definitiva do fascismo.

A vitória na Grande Guerra Pátria (1941-1945) nunca se desvanecerá em nossos corações, pois é a conquista espiritual e moral de nosso povo, que se transmite de geração em geração, enfatizou Lavrov.

Por isso, considerou, nos opomos e continuaremos respondendo categoricamente a qualquer tentativa de tergiversar os resultados dessa vitória e de pôr em uma mesma lápide os vencedores e os que tentaram escravizar a Europa e o mundo, concluiu.


Nenhum comentário: